quinta-feira, 31 de julho de 2014

A Seção 11 do CONAR...

A Seção 11 do CONAR...
Quem lembra das seções de desenhos animados de todas as manhãs na TV?
Acordar, tomar o leite com Toddy e um pão com manteiga em frente à TV, assistindo a seus desenhos prediletos era muito bom quando crianças...
Um universo de super heróis, seres mágicos e míticos, despertavam nossa imaginação e aguçavam nossa criatividade à brincadeiras e fantasias, onde podíamos nos transformar no mais poderoso ser da Terra e salvar o planeta e a moça bonita que está em perigo.
Os episódios distraíam e, ao mesmo tempo, avisavam que o dia começara, trazendo-nos as responsabilidade das tarefas e preparações para a escola após o almoço.
Contudo, nossos pais sempre nos regulavam as horas de TV em detrimento do estudo e principalmente à alienação.
Ficávamos bravos pois queríamos ver aquele último episódio de Caverna do Dragão ou do ThunderCats...
Eu era tão aficionado por heróis dos quadrinhos e desenhos animados que, quando chegava meu aniversário, suplicava aos meus pais por um boneco ou carrinho do meu herói predileto.
Quando passeava em Shopping Centers, sempre via nas vitrines brinquedos, roupas e aqueles tênis que tinham meu herói estampado. Eu queria tudo!
Mas meus pais sempre negavam. Explicavam, sim, que presentes eram apenas em datas específicas como aniversários, Natal e dia das crianças!
Se eu queria, tinha que estudar, merecer, e, o mais difícil, aguardar a data certa!
Poxa vida...! Eu vi no comercial.... todas aquelas crianças brincando... mas meus pais sempre tinham muitas regras!
Não pode isso, não pode aquilo... Que saco que meus pais eram!
Não entendia que, se passa na TV a propaganda dos brinquedos e produtos, por que eu não poderia ter?!? Se todos falam pra eu comprar, porque meu pai não compra?
Confesso que muitas vezes fiquei frustrado, triste e muito bravo com tudo!
Hoje sou casado, me formei em comunicação social (RTV) e tenho 2 filhos, um de 12 e outra de 16...
Cresceram felizes, saudáveis e graças a deus com educação. Educação que ensina limites e responsabilidades. Educação que ensina como se portar e ter respeito.
Cresceram vendo e curtindo desenhos animados na TV. Cresceram vendo propaganda de brinquedos e produtos que tinham o super herói predileto deles estampado nas capas ou embalagens.
Viveram abertos a um mundo de ofertas e apelos consumistas!
Nada foi escondido deles quanto a isso!
Afinal, o mundo que irão encontrar quando adultos não é nada diferente disso! É muito pior!
Quando queriam e suplicavam arduamente por algo que viram na TV, explicava, como meus pais fizeram comigo, que teriam que merecer, ou esperar a ocasião certa para presentes.
Quando íamos ao supermercado, aquele Yakult com o desenho do Mickey era mais valioso para mim do que o do concorrente sem qualquer desenho... mesmo que o tal com embalagem “Sem Graça” fosse melhor e mais barato.
Porém, minha mãe que dizia o que iria ou não comprar e não o meu mimo e esperneio! Aliás se fizesse birra e malcriação, levava um cascudo ali mesmo e na hora!
Aprendi então, que a educação dos pais é a que prevalece sempre! Não o estímulo de uma propaganda ou apelo de uma eloqüente criança balançando e degustando um pacotinho de chocolates do Batman.
Hoje não temos mais o Pica-Pau e Tom & Jerry por serem considerados impróprios para as crianças.... Como assim??????
Nada de violência... afff
Com a nova medida do CONAR, os patrocínios das faixas infantis como TV Globinho, Show da Xuxa, Sábado animado dentre tantos outros, tendem a desaparecer pois seus anunciantes, os quais visam o consumo do público infantil, não mais anunciarão ou patrocinarão tais programas.
Não se pode mais criar produtos com seus heróis estampados. Aquele tênis do Batman, Homem Aranha ou o Ben 10, já eram!!!!
A maçã da Mônica, agora vai ser apenas “Maçã”... de ninguém.... só da natureza!
Ao ler com muita paciência toda a lei, conclui que, em tese, a resolução vai muito bem e querente até o artigo 3º, onde desanda de vez...!!!
As propagandas não poderão ter crianças expondo os brinquedos!
Não poderão conter qualquer item relacionado com o universo infantil (vide os super Heróis dentre outros).
Nenhum apresentador de programa infantil poderá fazer merchandising de qualquer produto! As propagandas destinam-se apenas para os intervalos.
As propagandas devem ser direcionadas apenas e tão somente AOS ADULTOS!!!!
Nunca para a criança!
Quero ver fazer propaganda da Barbie pra marmanjo!!!!! Hahahahaha
Olha só:
5 – Para a avaliação da conformidade das ações de merchandising ou publicidade indireta contratada ao disposto nesta Seção, levar-se-á em consideração que:
a. o público-alvo a que elas são dirigidas seja adulto;
b. o produto ou serviço não seja anunciado objetivando seu consumo por crianças;
Então para quem devem ser? Para os adultos também? Brincadeira!!!!!
c. a linguagem, imagens, sons e outros artifícios nelas presentes sejam destituídos da finalidade de despertar a curiosidade ou a atenção das crianças.
Poxa, então como atrair a atenção e o interesse do público infantil?
Mas isso nem é o pior?
Quando lançam um filme para crianças, tipo Monstros S.A., automaticamente os estúdios lançam os produtos relacionados, tais como canecas, mochilas, cadernos, canetas, brinquedos....
Alguns parques utilizam as imagens de seus personagens para atrair as crianças para suas atrações. Dentro dos parques, lanchonetes da Mônica, Pato Donald, Princesa “sei lá quem”, São muito populares entre as crianças, que querem comer, beber e comprar na loja do seu herói favorito....
Tudo isso ACABOU!!!
Com as medidas, ou desmedidas, imagina se a Disney fosse aqui no Brasil?
Ia fechar em 2 meses....!!!!! Ou essa lei jamais seria aprovada!
Hoje, alguns dos trabalhos de minha produtora de Vídeo, a CALIX Produções, são Animações em 3D.
Tínhamos o projeto de realizar um curta metragem em animação infantil para concorrer em alguns festivais e divulgar nosso trabalho e capacidade. Para isso, necessitaríamos de incentivos e patrocínios, afinal, fazer animação não é fácil!
Pois bem, como conseguirei tais recursos? Como o Brasil, celeiro de incríveis animadores (hoje em estúdios como Disney, Pixar, DreamWorks...) crescerá e desenvolverá o seguimento?
Como as crianças, despreparadas e não educadas desde cedo para encarar o consumismo, lidarão com a realidade mais tarde?
Como as possíveis interpretações desta lei acarretarão e influenciarão na produção de merchandising de produtos, serviços e programas infantis?
Sabe aquelas manhãs que assistíamos aos desenhos na TV tomando café?
Vão acabar! Se você não tem TV à cabo (Pouco mais de 18 milhões de assinaturas), melhor comprar uns DVDs...
http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalNoticias.do?acao=carregaNoticia&codigo=32513
E logo mais, até os canais infantis da TV paga serão obrigados a se adequar à lei.
O que pode acontecer? Os canais não quererem mais, ou não terem condições de se manter no Brasil. Discovery Kids, Disney Channel, Fox Kids, Cartoon Network, dentre outros, encerrarão seus serviços neste país!
No intuito de proteger as crianças, geram adultos despreparados, alienados e bundões!
Enxergam monstros em qualquer sombra! Acham que tudo está errado e que crianças são seres frágeis, largadas ao léu, que não possuem pais para cuidar, proteger e educar!
Quem educa meus filhos sou eu e minha esposa e não o governo!
Lembram da implantação obrigatória da censura nos programas de TV, que visavam proteger as crianças?
A mesma discussão se criou!
Até que resolveram apenas avisar a faixa de idade sugerida para os programas exibidos na TV.
Quem decide se pode ou não assistir são os pais e não o governo!!!
O critério é o mesmo!!!
Enquanto isso, vou criando meus filhotes muito bem, obrigado!
Eles são ótimos! Não precisamos do governo!!!!
Lembrando que é só o Brasil que tem uma lei assim...
Tá aí pra quem tiver paciência de ler....
Abrax.:

Nenhum comentário:

Postar um comentário